IMPORTÂNCIA DO AUXILIAR "02"

A importância do “02” nas aulas

Com o aumento de praticantes de Lutas e Artes Marciais, a variedade do público que procura essas atividades se torna cada vez mais ecléticos.

Essa procura vem aumentando devido à intenção de se tornarem mais atléticos, com condicionamento físico melhor e buscando os benefícios que as lutas e artes marciais proporcionam. Na verdade a qualidade de vida é 96% das causas de matrículas em academias desse perfil.

Com a necessidade de melhor atender o aluno que nunca teve um contato com Lutas e Artes Marciais, foi fundamental a presença de um “02”, ou seja, um instrutor auxiliar.

Toda turma no meu conceito requer um “02”, para:

• Iniciar o aluno nas aulas experimentais, trazendo uma fidelização e exclusividade no atendimento;
  • Se dedicar aos alunos com maiores dificuldades de assimilar os movimentos;
  • Adaptação técnica corporal e
  • Principalmente de socializar junto aos demais alunos, sem aquela sensação de um peixe fora d’água.

Quando um aluno chega buscando sua primeira aula de Luta, ele cria resistências e têm alguns paradigmas que precisam ser quebrados, tais como:

• Luta machuca;
  • É doloroso;
  • Os alunos que estão nas aulas querem competir;
  • E as pessoas que já treinam, estão em um nível muito superior ao meu, com isso irei atrapalhar a aula.

A função do “02” nesse momento é transmitir segurança e direcionar uma atenção especial para esses alunos. Quando o mesmo sentir dificuldade em realizar o movimento, devemos com toda cautela elogiar seu esforço, corrigi-lo e mostrar que tudo é uma questão de adaptação, mas com certeza irá realizar com êxito em pouco tempo. Caso a dificuldade seja muito grande, a correção deve ser repetida  no máximo duas vezes, passando para um movimento mais fácil, assim ele não se sentirá incapaz de realizar a prática esportiva, o que acontece muito com profissionais maus preparados que insistem tanto para o movimento sair certo que desmotiva o aluno. É certo de que uma hora o aluno irá aprender, mas com a naturalidade de um novato.

Quem será meu “02”?

Preferencialmente algum aluno que esteja em uma fase madura de experiência junto ao seu trabalho, que conheça as normas e condutas da academia, um graduado, alguém disposto a ser um professor futuramente e que tenha paciência, empatia, flexibilidade, conhecimento técnico, bom humor, entre outras competências pessoais.

Ter um bom “02” é ter a segurança de que seus alunos estão em boas mãos. Faça sempre que puder reuniões para alinhar informações técnicas e comportamentais junto a ele.

Lembre-se que:

• Ele é seu sucessor;
  • Jamais o trate com indiferença;
  • Não se dirija a ele com tom áspero;
  • Não o corrija na frente de seus alunos, se tiver que corrigi-lo, que seja em particular;
  • Elogie seu trabalho em grupo;
  • Não o explore.

Que tenhamos a postura ideal de um líder, para formarmos grandes profissionais e multiplicarmos talentos.

Boa aula

Por Warner Hammerle